19 3523.7455 | 19 3523.5511

vendas@promatecambiental.com.br
Rua 13, 347 - Bairro do Estádio
Rio Claro - SP - CEP: 13.501-300
Veja a localização


FAQ

O que é LD?

A sigla significa Limite de Detecção do Método, que para um determinado analito é definido como a menor concentração diferente de zero que pode ser reportada, e seu estudo envolve todas as etapas do método desde a preparação das amostras, até a análise instrumental.

O que é LQ?

A sigla significa Limite de Quantificação do Método, e corresponde a menor concentração do analito que pode ser determinada com confiança, geralmente o primeiro ponto da curva de calibração.

O que é um Surrogate?

Trata-se de compostos de origem sintética, ou seja, que não são encontrados na natureza, que possuem características semelhantes aos compostos analisados.

O que é um LCS?

Trata-se de uma amostra de controle interno do laboratório, onde se adiciona alguns compostos específicos da análise em concentração conhecida. Este serve para verificar a eficiência de todas as etapas realizadas dentro do laboratório.

O que é VPM?

A sigla significa Valor Máximo Permitido, que corresponde ao nível de controle aceitável pela legislação aplicada.

O que é Fator de Diluição?

Todo método possui uma faixa de medição que vai da menor a maior concentração determinada pela amostra em condições normais, que geralmente é estipulado por uma curva de calibração.

A curva de calibração é uma ferramenta que permite relacionar a resposta do equipamento à quantidade do analito na faixa especificada. Sempre que uma amostra produzir resposta que seja superior a esta faixa de concentração, faz-se necessária a diluição da amostra.

Dessa forma, o fator de diluição corresponde à quantidade de vezes em que a amostra precisou ser diluída para que a concentração do analito pudesse ser determinada dentro da curva de calibração

O que é uma Cadeia de Custódia?

É o documento necessário para formalizar o envio de amostras, e deve conter todos os dados necessários para entendimento do cliente de forma clara, sempre evidenciando a identificação da amostra, localização, análises a serem realizadas, quantidade de frasco, data e hora da amostragem, dados da empresa contratante e quaisquer observações importantes.

Este documento deve ser preparado e assinado em duas vias, e não deve conter rasuras. O cliente poderá utilizar modelo próprio, desde que contenha as informações necessárias.

Qual o tipo de frasco, validade e preservante utilizado para as análises?

Na área de downloads de nosso site é possível baixar a tabela de preservação de amostras que informa todos os dados acima citados.

O que é CGCRE?

CGCRE é a abreviação de “Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro”. Sempre que um laboratório falar que é acreditado pela CGCRE para realizar seus serviços, significa que ele possui acreditação para os mesmos. Consulte o escopo de acreditação do laboratório.



Promatec Express

Seu canal direto para o Rush Time






Análises Ambientais

Análise ambiental é a utilização da química analítica e outras técnicas para estudar, monitorar e verificar os níveis de poluentes no meio ambiente.




Promatec Análises Ambientais
19 3523.7455 | 19 3523.5511
Rua 13, 347 - Bairro do Estadio Rio Claro / SP - CEP: 13.501-300
vendas@promatecambiental.com.br